Ecoviver 2020: Inscrições abertas!

Jogo ˝Viva os Objetivos˝
12 de maio de 2020
Pandemia: O Ecoviver não ficou parado
22 de junho de 2020

É com muita alegria que anunciamos que estão abertas as inscrições para a participação na Jornada Ecoviver 2020!

Este ano, por conta da pandemia de COVID-19, os processos de inscrição e formação serão realizados virtualmente.

Sabemos que o contexto atual tem nos imposto uma série de desafios. Sabemos também que há muita incerteza pela frente. Mas entendemos que, em momentos como esse, alguns elementos se fazem ainda mais necessários: refletir e atuar de forma coletiva, pensar em termos de comunidade, e trabalhar com as futuras gerações são alguns deles.

É por isso que estamos convictos de que se torna ainda mais fundamental fazer com que o Ecoviver aconteça este ano. Afinal, temos uma oportunidade única de refletir sobre o que queremos do futuro e como podemos trabalhar juntos pela Proteção à Vida, de Hoje e de Amanhã!

Jornada Simplificada

Em 2020, optamos por construir a Jornada Ecoviver de forma simplificada, aceitando as imposições de cronograma trazidas pela pandemia de coronavírus. A metodologia da Jornada Ecoviver simplificada foi desenvolvida por nossa equipe de coordenação pedagógica para que se tornasse mais enxuta e possível de ser aplicada na volta às aulas.

De forma resumida, contempla as etapas: 1. Início da Jornada; 2. Descobrir; 3. Planejar; 4. Agir; 5. Semeando; 6. Nossas histórias.

A realização da Mostra Final de Teatro está sujeita à aprovação de eventos coletivos pelas autoridades sanitárias.

Todos os detalhes sobre a metodologia e os conteúdos relacionados à aplicação da Jornada Ecoviver estão disponíveis em nosso Guia de Metodologia, que será compartilhado com todos os(as) inscritos(as). Os principais tópicos serão também abordados e discutidos durante as vídeo aulas que, na maior parte dos municípios inscritos no Projeto, substituirão os workshops presenciais (mais detalhes abaixo).

Baixe aqui o Guia de Metodologia do Ecoviver 2020.

Ressaltamos que a versão impressa do Guia de Metodologia do Ecoviver 2020 será entregue a todos(as) os(as) inscritos(as) no Projeto.

Segurança viária e sustentabilidade

Alarmados(as) com os índices de mortes e sequelas causadas por acidentes de trânsito no Brasil, em 2020 o Ecoviver direcionou seus esforços para discutir o tema da SEGURANÇA VIÁRIA. Temos plena convicção de que somente por meio da educação das futuras gerações poderemos tirar do País o triste marco de ser o terceiro no número de mortes por acidentes de trânsito no mundo.

Nosso lema: Protegendo a vida, de hoje e de amanhã relaciona a questão da SEGURANÇA VIÁRIA aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas. Trata-se de um conjunto de metas que, se aplicadas, até 2030 garantirão mais qualidade de vida e sustentabilidade a todos os habitantes do planeta.

Formação Online

Este ano a formação de educadores(as) na metodologia e nos temas de trabalho do Ecoviver será feita majoritariamente online. Para isso, desenvolvemos quatro vídeo aulas que contêm os principais tópicos do Guia de Metodologia, apresentados de forma clara e acessível.

Compondo a carga horária de formação e certificação, haverá uma sequência de chats (bate-papos) online em que a coordenação pedagógica estará disponível ao vivo para esclarecimentos adicionais, acolher e responder dúvidas dos(as) participantes.

A formação estará acessível a todos(as) os(as) inscritos no Ecoviver, de acordo com o cronograma abaixo.

3 a 13 de agosto: inscrições online

17 de agosto: publicação da vídeo aula 1

19 a 21 de agosto: chats vídeo aula 1*

24 de agosto: publicação da vídeo aula 2

26 a 28 de agosto: chats vídeo aula 2

31 de agosto: publicação da vídeo aula 3

2 a 4 de setembro: chats vídeo aula 3

7 de setembro: publicação da vídeo aula 4

9 a 11 de setembro: chats vídeo aula 4
*De acordo com o calendário de cada cidade | concessão

Inscrições

Este ano, as inscrições para o Projeto Ecoviver acontecerão de forma online.

Participam do Projeto professores(as) das redes municipal e estadual das cidades em que o Ecoviver atua.

  • Rio Grande do Sul (Capão do Leão, Pelotas e Rio Grande)
  • Paraná (Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá)
  • São Paulo (Diadema, Guarujá,Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jacareí, Praia Grande, Santos, São Bernardo, São Vicente e Taubaté)
  • Rio de Janeiro (Niterói e Rio de Janeiro)
  • Espírito Santo (Cariacica, Guarapari e Viana)
  • Goiás (Catalão e Cristalina)
  • Minas Gerais (Bocaiuva e Curvelo)

O formulário para inscrições está disponível aqui.  Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

No ato da inscrição, será preciso optar por UMA das três alternativas de horário (manhã, tarde ou noite) para participação nos chats correspondentes à cada vídeo aula.

A presença nos quatro chats é obrigatória para a certificação no Projeto Ecoviver 2020.

Os chats serão divididos por concessão.

As dúvidas sobre inscrições poderão ser encaminhadas para o(a) coordenador(a) pedagógico(a) responsável pelo atendimento à sua região. A lista de nomes e contatos da equipe do Ecoviver está disponível aqui.