Mostras nas Cidades encerram Ecoviver 2020

Ecoviver disponibiliza Guia de Metodologia 2020
31 de julho de 2020
Ecoviver divulga relatório de 2020
16 de março de 2021

Em 2020, todas as atividades presenciais do Ecoviver tiveram de ser transformadas em virtuais, dadas as limitações impostas pela pandemia de covid-19. E com as Mostras nas Cidades, um dos momentos mais esperados pelos(as) participantes do Projeto, não foi diferente. Mas, como reivenção foi uma de nossas palavras de ordem, transformamos mais este desafio em possibilidade de criar algo novo. E assim nasceram as nossas Mostras nas Cidades virtuais.

O tradicional espetáculo de teatro profissional se converteu num híbrido de filme e peça. ˝O Karmann Ghia Laranja do Vovô˝ conta a história de Lara, uma menina que passa os dias de isolamento com seu avô. Juntos, eles viverão aventuras que remetem tanto ao tema da Segurança Viária como à necessidade de cuidarmos do meio ambiente (saiba mais abaixo).

As produções selecionadas entre as apresentações das Mostras nas Escolas também compõem as Mostras virtuais. Cada um dos municípios participantes foi presenteado com um vídeo que reúne essas produções e a peça profissional.

Os links para assistir às Mostras de cada cidade participante do Ecoviver 2021 seguem abaixo, bem como a sinopse de ˝O Karmann Ghia Laranja do Vovô˝.

Duas versões do espetáculo – com libras e legendas e audiodescrição – foram disponibilizadas no canal do Ecoviver no Youtube:

  1. O Karmann Ghia Laranja do Vovô (libras e legendas)
  2. O Karmann Ghia Laranja do Vovô (audiodescrição)

Bom divertimento!


Mostras nas Cidades

Bocaiuva: https://youtu.be/W6UR0zCOmdo

Capão do Leão: https://youtu.be/vc0nsXJhv1A

Cariacica: https://youtu.be/E5RkSDyMop8

Cascavel: https://youtu.be/FjC5lnvnfVg

Catalão: https://youtu.be/SaC7FvUKS9o

Cristalina: https://youtu.be/pMVoH9uylsM

Curvelo: https://youtu.be/yabx9iAZpVg

Diadema: https://youtu.be/E6N6RrIpk-c

Foz do Iguaçu: https://youtu.be/YWe8jxq2Akg

Guarapari: https://youtu.be/QhFBIV8Nz8Q

Guarujá: https://youtu.be/djO2Yv2O6E8

Guarulhos: https://youtu.be/fQ8LSfTWMIM

Itaquaquecetuba: https://youtu.be/PWAAtZuKnvI

Jacareí: https://youtu.be/7KCV6VpvNNM

Niterói: https://youtu.be/6o2Gaq7We4A

Paranaguá: https://youtu.be/LfmY8CxxXos

Pelotas: https://youtu.be/PNbs5YEiLr4

Praia Grande: https://youtu.be/RPY7yF-djsQ

Rio de Janeiro: https://youtu.be/HusdnGmkikc

Rio Grande: https://youtu.be/aILLRiLL-HM

Santos: https://youtu.be/1QDVn8faSjM

São Bernardo do Campo: https://youtu.be/TULVyOUbpxQ

São Vicente: https://youtu.be/Ls70B31ZoZc

Taubaté: https://youtu.be/c_OfGJoRYPg

Viana: https://youtu.be/pwQUN6STXJM


Sinopse da peça 

O espetáculo teatral conta a história da menina Lara, que se encontra na casa de seu avô. Os dois já estão juntos há algum tempo e no período de isolamento social um cuida do outro. O pai de Lara é cientista e biólogo, e ele sempre diz: “Da forma como estamos ignorando a natureza, vai chegar o dia em que não poderemos nem sair de casa.”

Pronto! Parece que este dia chegou.

Lara também cuida com muita dedicação de seu bichinho de estimação. E hoje é um dia muito especial, pois é o aniversário do gato Lupércio. A menina está animada, porém lembra que havia prometido comemorar esta data junto de sua prima Margô e de seu gato Nicolau.

E agora? Como ir a este encontro?

O engraçado e aventureiro avô de Lara nunca deixa o tédio chegar em sua casa. Logo, ele propõe uma brincadeira e convida a menina para entrar em seu incrível veículo, um Karmann Ghia laranja. Nele, avô e neta embarcam em uma nostálgica, divertida e lúdica viagem. Um convite à imaginação!

Enquanto brincam na sala reinventando o Karmann Ghia do avô, as estradas, e criando todo o trajeto até a casa da prima Margô, passam por um portal do futuro e vêem como será o amanhã. Através deste portal encontram a prima Margô e o gato Nicolau. E agora, juntos em uma vídeo chamada, festejam o aniversário do gato Lupércio.

Com este carro imaginário, o avô desafia a menina a visitar outros tempos! Passam pela criação do automóvel, pela construção de estradas e vias, pela invenção do cinto de segurança, das regras e sinalizações. Refletem principalmente sobre o comportamento de condutores e pedestres, chegando até os tempos de hoje, em que carros cada vez mais velozes, aparelhos celulares e novos dispositivos tecnológicos afetam a atenção, o cuidado e o convívio com o outro no trânsito.

E assim, compartilhando saberes, este carinhoso encontro de gerações cria cenas e pontes entre o passado e o futuro, e sensibiliza para importantes questões da Segurança Viária através de ações simples, histórias e brincadeiras tão próprias do universo lúdico da criança.