Jornada Ecoviver

O projeto inovou sua proposta metodológica, trazendo para este ano a Jornada Ecoviver, que é um jogo com etapas para que a turma consiga alcançar a realização de um projeto ou ações em sua escola. O educador(a) pode utilizar essa metodologia como ferramenta de planejamento participativo e uma forma de produção coletiva de conhecimento.

O desafio dos professores e alunos, envolvidos no Ecoviver, será o de buscar alternativas para transformar a escola ou o entorno num ambiente mais sustentável e, ao final, montar uma peça teatral, alinhada ao tema trabalhado pelo grupo. A peça será apresentada no encerramento do projeto.

Entenda os recursos e elementos propostos na metodologia:

INÍCIO DA JORNADA ECOVIVER

Com o guia impresso em mãos e leitura completa do material, o professor é orientado a realizar um encontro inicial com sua turma para explicar cada elemento que compõe a Jornada Ecoviver:

Tabuleiro – É a trilha com as etapas que serão percorridas pelo grupo. O ideal é que fique exposta em lugar da sala que toda a turma possa acompanhar. Cards – Para cada etapa, professor e aluno terão cards diferentes. O card orienta sobre os desafios e evidências a serem providenciadas a cada etapa, bem como os níves de competências que são conquistas. No Guia, há um card para o professor e um para o aluno, que pode ser um card compartilhado com toda a turma por meio de um aluno representante. Ficha do Agente de Transformação – Cada aluno deve ter sua ficha para acompanhar as competências conquistadas, que são: Protagonismo, Criatividade, Empatia e Colaboração. No Guia, há algumas opções de fichas, porém, cada aluno poderá confeccionar sua própria ficha no caderno ou no material que tiver fácil acesso.
Personagens – Ana e Pedro são os personagens que vão instruir o grupo a realizar as etapas do game Jornada Ecoviver nos cards. Eles contam a história deles para incentivar e encorajar todos de que é possível realizar ações de sustentabilidade na escola e entorno. Formação de grupos – O jogo é colaborativo e não competitivo. É importante que a turma compreenda que o projeto é de responsabilidade de toda a turma. Por isso, o trabalho em equipe é fundamental. É interessante que, a cada etapa, o professor forme grupos diferentes. Mural das Evidências – A cada etapa percorrida, o grupo deverá expor uma evidência da realização daquela etapa no Mural das Evidências. O Guia traz uma sugestão/modelo de mural, porém, o ideal é que a turma confeccione esse mural em tamanho maior em algum lugar de fácil acesso para a turma toda visualizar e acompanhar. Assim que uma etapa for concluída, algum representante da turma pode postar uma foto do Mural das Evidências na fan page do Ecoviver, compartilhando assim as boas práticas e as conquistas do grupo.

Assista também ao vídeo de uma das coordenadoras pedagógicas do Projeto Ecoviver.