Mostras nas Cidades encerram Jornada Ecoviver 2019

Ecoviver em cena nas Mostras nas Cidades
2 de outubro de 2019

Foram 24 cidades, inúmeras apresentações teatrais e muita emoção. No dia 14 de novembro, a Jornada Ecoviver foi encerrada com o último dia de espetáculos da etapa Mostras nas Cidades, que reuniu as peças mais significativas selecionadas durante as Mostras nas Escolas e passou por todos os municípios em que o Projeto Ecoviver foi realizado em 2019.

Os(as) habitantes das cidades de Santos, Praia Grande, Guarujá, São Vicente, Diadema, São Bernardo do Campo, Jacareí, Taubaté, Caçapava, Itaquaquecetuba, Paranaguá, São José dos Pinhais, Cascavel, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Rio Grande, Capão do Leão, Pelotas, Jaguarão, Cariacica, Guarapari, Viana, Niterói e Rio de Janeiro puderam prestigiar as produções artísticas de centenas de alunos(as) de escolas públicas, além de assistir ao espetáculo profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝.

Veja abaixo um pouco mais sobre as apresentações realizadas nos municípios que participaram do Ecoviver em cada concessão.

 

ECOVIAS (SP)

 

No dia 23 de setembro, foi realizado o encerramento da #jornadaecoviver na cidade de Santos. O Teatro Brás Cubas recebeu o espetáculo profissional ˝A Menina que Guardava o Fim do Mundo˝ e as peças ˝O ratinho que não gostava de queijo˝ (UME Padre Waldemar Valle Martins), ˝Um encontro nada natural˝ (UME Dom Pedro I), Menestrel da Lama (EE Júlio Conceição) e ˝Brincadeiras que machucam me transformam em fortaleza˝ (Núcleo Educacional Milton Teixeira).

 

A cidade de Praia Grande recebeu o encerramento da #jornadaecoviver no dia 24 de setembro. As apresentações foram realizadas no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Seduc). Além do espetáculo profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝, a atividade contou com as peças ˝Uma viagem cibernética ao fundo do mar˝ (EM Antonio Peres), ˝Um dia de acampamento: o mar precisa de cuidado˝ (EM Elza Carvalho Oliveira), ˝Tragédia do dia a dia˝ (EM Lions Clube Ocian), e ˝Coral: a terra pede socorro˝ (EM Roberto Shoji).

 

25 de setembro foi o dia da Mostra nas Cidades acontecer em São Bernardo do Campo. O teatro do Cenforpe recebeu o espetáculo profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝, além das peças ˝Bullyng na escola˝ (EMEB Mário Martins); ˝Faça a gentileza e ajude a natureza˝ (EMEB Luiza Maria de Farias); ˝Terra em Chamas˝ (EMEB Paulo Freire); e ˝Nossa marca sustentável˝ (EMEB Ermínia Paggi) selecionadas na etapa Mostras nas Escolas para uma tarde inesquecível. #jornadaecoviver

 

No dia 27 de setembro, a cidade do Guarujá recebeu o encerramento da #jornadaecoviver. Foram apresentadas no Teatro Procópio Ferreira, as peças ˝Pra Nha Terra˝ (EM Vereador Afonso Nunes), ˝O acumulador e o meio ambiente˝ (EM Primeiro de Maio), ˝As cores do coração˝ (EM Benedito Cláudio) e ˝Xô, desperdício˝ (EM Ivonete da Silva Câmara). O evento contou também com a apresentação do espetáculo profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝.

 

Em 26 de setembro, foi a vez de Diadema receber a Mostra de Teatro que encerra a #jornadaecoviver. O Espaço Okimawa abrigou a apresentação do espetáculo profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝ e também das peças selecionadas durante a etapa das Mostras nas Escolas: ˝A força do estudo˝ (EMEB Profª Annete Melchioretto), ˝A terra dos meninos pelados˝ (EM Inspetor Reinaldo José Santana Piró), ˝A saga do nordestino˝ (EMEE Olga Benário Prestes), e ˝Coletivo construtivo˝ (EMEB Sagrado Coração de Jesus).

 

Na cidade de São Vicente, o encerramento da #jornadaecoviver aconteceu no dia 30 de setembro. O teatro do Sest Senat recebeu a apresentação profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝, além das peças selecionadas durante as Mostras nas Escolas: ˝As mãos que plantam o futuro˝ (EM CAIC Ayrton Senna da Silva); ˝Violência doméstica˝ (EM José Meireles), ˝Só por um milagre˝ (EM Marlene Leite), ˝Rapunzel doe suas tranças por um mel, por um mundo de amor˝ (EM Luiz Pinho), e ˝O auto˝ (EM Carolina Dantas).


ECOPISTAS (SP)

 

O encerramento da #jornadaecoviver chegou a Caçapava em 1° de outubro. O teatro da ADC Mafersa recebeu a peça profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝, e os espetáculos selecionados durante a Mostra nas Escolas: ˝Julgamento da Mãe Natureza˝ (EE Profª Margarida Maia de Almeida Vieira), ˝É preciso reciclar˝ (EE Prof. Roque Passarelli), ˝Juri Popular, um caso da Amazônia˝ (EE Dr. Pereira de Mattos) e ˝Ecoperativa das Princesas˝ (EE Profª Francisca Moura Luz Pereira).

 

No dia 2 de outubro, foi a vez de Taubaté receber os espetáculos da Mostra nas Cidades, no Clube Associação de Taubaté. Além da peça profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝, foram apresentadas quatro peças criadas pelas turmas participantes da #jornadaecoviver nas escolas: ˝Vacina, para que te quero?˝, da EE Jacques Felix, ˝Jornal ambiental˝, da EE José Marcondes de Mattos, ˝Alimente-se bem˝, da EE Prof. Cesídio Ambrogi, e ˝Educar para a Sustentabilidade – “O Som das Latas”˝, da EE Prof. Roque de Castro Reis.

 

A cidade de Jacareí recebeu, no espaço Educamais Jacareí, os espetáculos que encerram a #jornadaecoviver no dia 3 de outubro. As peças selecionadas durante a etapa Mostras nas Escolas foram ˝Se Liga˝, apresentada pela turma da EMEF Santa Rosa; ˝Bom dia toda as cores˝, criada pelos(as) alunos da EMEF Profa. Neusa Teodoro de Azevedo; ˝Fazendo Nossa Parte˝, da EMEF Presbítero Mábito Shoji; e ˝Um acampamento sustentável˝, da EMEF Profa. Ottília Arouca. A comunidade também pôde assistir à apresentação da peça profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝.

 

A emoção tomou conta do Salão Lotus, na cidade de Itaquaquecetuba, na tarde de 4 de outubro. Além da apresentação do espetáculo de teatro profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝, o encerramento da #jornadaecoviver no município contou com cinco das peças desenvolvidas durante a etapa Mostras nas Escolas. Foram apresentadas: ˝Os retirantes˝, EMEB Vice-Pref. Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva; ˝Violência, nunca mais!˝; EMEB Ver. Augusto dos Santos, ˝Os Limpadores˝, EMEB Guilherme Donizete da Silva dos Santos; ˝O primeiro passo˝, EMEB João Geraldo dos Santos; e ˝Bonecos de Plástico˝, EM Ambiental Nelson Barreto da Silva.

 

ECOVIA (PR)

 

O dia 10 de outubro marcou o encerramento da #jornadaecoviver em Paranaguá. O Teatro Municipal Raquel Costa foi tomado pela emoção com a apresentação do espetáculo de teatro profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝ , e das peças ˝Salvando Vidas˝ (EM Dr. Aníbal Ribeiro Filho); ˝Geração Fast Food e Alimentação Saudavél˝ (EM Profª. Eva Tereza Amarante Cavani – Ensino Fundamental, na modalidade Educação Especial); ˝Preservação do Mangue˝ (EM Iná Xavier Zacharias); e ˝O julgamento da Natureza˝ (EM Profª. Rosiclair Silva Costa).


No dia 29 de outubro, o anfiteatro do Senac de São José dos Pinhais recebeu o encerramento da #jornadaecoviver na cidade. A emoção tomou conta do público presente, que pôde conferir de perto a etapa das Mostras nas Cidades. Foi exibido o espetáculo de teatro profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝, e também as peças selecionadas durante a etapa das Mostras nas Escolas. Foram elas: ˝A consciência de Henrique˝ (EM Irmã Maria Eufrásia Torres), ˝Dois mundos e uma Realidade˝ (EM Professora Cleonice Braga Fonseca), ˝Seja a mudança que deseja ver no meio ambiente˝ (EM Rural Carlos Gomes), e ˝Uma escola contente ˝ (Antônio Nunes da Rocha Rios).

 

ECOSUL (RS)

 

O belo Theatro Esperança foi o palco do encerramento da #jornadaecoviver na cidade de Jaguarão, no dia 15 de outubro. Foram apresentadas as peças selecionadas: ˝A palestra mágica˝ (EMEB Lauro Ribeiro), ˝Os tempos mudaram˝ (EMEF Padre Pagliani),˝O destruidor˝ (EMEF Ceni Soares Dias) e ˝Somos o que fazemos˝ (Programa AABB Comunidade). Também fez parte da programação o espetáculo de teatro profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝.

 


O dia 16 de outubro foi especial para a cidade de Rio Grande. O Teatro Municipal ficou repleto de crianças para o encerramento da #jornadaecoviver no município. Além da apresentação da peça de teatro profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝, foram apresentados os espetáculos selecionados durante a etapa das Mostras nas Escolas: “Vida Marinha Salva”(EMEF Coração de Maria), “Ilha dos Marinheiros: um portal na história” (EMEF Apolinário Porto Alegre), “Poluição na lagoa” (EMEF Profº Alba Anselmo Olinto), e “A ilha dos Marinheiros- um tesouro natural” (EMEF Renascer).

 

 

No dia 17 de outubro, foi a vez da cidade de Capão do Leão encerrar a #jornadaecoviver com muita emoção. O espaço da Paróquia de Santa Tecla ficou lotado para a apresentação de teatro profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝ e das peças selecionadas durante a etapa das Mostras nas Escolas. Foram elas: ˝Dia de cão˝ (EMEF Barão do Arroio Grande), ˝O que eu sou, o que quero, ainda não sei, mas tenho certeza de que o conhecimento eu terei˝ (EMEF Álvaro Berchon), ˝Descarte consciente do óleo de cozinha˝ (EMEF Comunitária Parque Fragata), ˝A história de Dona Zilá – trabalho e proteção ao meio ambiente˝ (EMEF Prof. Elmar da Silva Costa).


O teatro do Colégio Municipal Pelotense foi o palco das apresentações teatrais que marcaram o encerramento da #jornadaecoviver na cidade de Pelotas. Na tarde de 18 de outubro, o público presente assistiu ao espetáculo profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝, e também às peças selecionadas durante a etapa Mostras nas Escolas: ˝Catadores de sonhos˝ (EMEF Nossa Senhora do Carmo), ˝Consumo significativo de água e lixo˝ (EMEF Waldemar Denzer), ˝Em busca da paz˝ (EMEF Dom Francisco de Campos Barreto) e ˝Viva sem desperdício˝ (EMEF Machado de Assis).

ECOCATARATAS (PR)

No dia 23 de outubro, o teatro da Unioeste ficou repleto de crianças e jovens celebrando o encerramento da #jornadaecoviver em Foz do Iguaçu. Nesta tarde, foram apresentadas as peças selecionadas durante a Etapa das Mostras nas Escolas: ˝A verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho˝ (APAE), ˝Nossa história˝ (EM João XXIII), ˝Recreio dos sonhos˝ (EM João Adão), e ˝Um rei que era dono de tudo˝ (EM Santa Rita de Cássia). Foi exibida também a peça de teatro profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝.

 

O Teatro Gilberto Mayer, em Cascavel, recebeu o encerramento da #jornadaecoviver no dia 24 de outubro. Nesta tarde especial, quatro peças de teatro selecionadas na etapa Mostras nas Escolas foram apresentadas: ˝Não espere a ultima gota de água cair˝ (EM Manoel Ludgero Pompeu), ˝Boa Tarde, Eleodoro˝ (CE Eleodoro Ébano Pereira), ˝A importância de bons alimentos˝ (EM Inglacir Lourdes Farina), e ˝Jhosh e Lunny˝ (EM Maximiliano Colombo). O espetáculo profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝ fechou as apresentações.

 

A tarde de 25 de outubro foi especial para a cidade de Laranjeiras do Sul. O Cine Teatro Iguassu foi o palco escolhido para as apresentações que encerraram a #jornadaecoviver no município. O público presente assistiu à peça profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝ e prestigiou os espetáculos selecionados durante a etapa Mostras nas Escolas: ˝Escola sem cor˝ (EM Vereador Antonio Ribeiro de Oliveira), ˝Economizar água˝ (EM Padre Gerson Galvi), ˝Juntos somos mais fortes˝ (EM Dr. Leocadio José Correia), e ˝Revolução na floresta˝ (EM Água Verde).

ECO 101 (ES)

Guarapari recebeu o encerramento da #jornadaecoviver no dia 6 de novembro. O espaço Guara Eventos ficou tomado pelas crianças que apresentaram as peças de teatro: ˝Dois caminhos: uma mesma realidade˝ (EMEF Dalzira Meriguetti Merisio), ˝SOS Amazônia˝ (EMPEF João Lima Da Conceição), ˝Transformando lixo em saúde!˝ (EMEIEF Prof.ª Maria Marta Dalla Huarcaya) e ˝A missão de Alice˝ (EMEF Benedita Martins de Souza), selecionadas durante a etapa das Mostra nas Escolas. Elas também assistiram à montagem profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝, um fechamento e tanto para esta jornada tão especial.

 

No dia 7 de novembro, a cidade de Viana recebeu o encerramento da #jornadaecoviver. O Teatro Municipal de Viana foi o palco das apresentações de teatro da etapa Mostras nas Cidades, que contou com as peças ˝O vilão da horta˝ (EMEF Francisco de Assis Pereira), ˝Sustentabilidade e vida˝ (EMEF Ulisses dos Santos Filho), ˝Na merenda comida saudável˝ (EMEF Divaneta Lessa Moraes), ˝Somos Carolinas˝ (EMEF Adamastor Furtado) selecionadas na etapa das Mostras nas Escolas, além do espetáculo profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝.


Cariacica encerrou as Mostras nas Cidades no estado do Espírito Santo, em 8 de novembro. O Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto recebeu as peças: ˝Um olhar no presente˝ (Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira), ˝Paz para a mulher˝ (EMEF Professor Cerqueira Lima), ˝Pequeno Gesto˝ (EMEF Amenóphis de Assis), e ˝Despedaçadas˝ (EMEF Manoel Melo Sobrinho) selecionadas durante a etapa das Mostras nas Escolas, além do espetáculo de teatro profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝. #jornadaecoviver
ECOPONTE (RJ)

Na tarde de 12 de novembro, o Teatro Popular de Niterói foi tomado pelas cores, figurinos e cenários das peças de teatro que encerraram a #jornadaecoviver na cidade. Além da apresentação do espetáculo profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝, o público presente pôde prestigiar as quatro peças selecionadas na etapa das Mostras nas Escolas. Foram elas: ˝Irene e um mar de sacolas˝ (EM Sítio do Ipê), ˝Chico Bento moço no jardim do Felisberto˝ (EM Felisberto de Carvalho), ˝2050???˝ (EM Altivo César), e ˝João Sujão˝ (EM Vera Lúcia Machado).

 

No dia 14 de novembro, as apresentações da etapa Mostra nas Cidades encerraram em grande estilo a #jornadaecoviver de 2019. O Centro Cultural Light, no Rio de Janeiro, recebeu as quatro peças teatrais que mais se destacaram na etapa das Mostras nas Escolas: ˝Fica a dica!˝ (EM Vicente Licinio Cardoso), ˝Jornal da Comunidade˝ (EM Holanda), ˝Viver o hoje garantindo o amanhã˝ (EM Deodoro), e ˝Uma maré de Fridas, Cecílias e Marielles˝ (EM Escritor Bartolomeu Campos de Queiróz). Os presentes puderam assistir também ao espetáculo profissional ˝A menina que guardava o fim do mundo˝.

Para a cobertura completa da etapa Mostras nas Cidades da #jornadaecoviver, acesse a página do Ecoviver no Facebook e o perfil do projeto no Instagram.