O Projeto Ecoviver fomenta e anima a comunidade escolar a fazer uma reflexão sobres suas práticas e rotinas, criando espaço para que, por meio da expressão artística, possa encontrar alternativas para transformar o meio em que vive.

Em 2017, a sustentabilidade continua sendo o tema presente nas formações e ações do Projeto Ecoviver, com o foco nas dimensões da sustentabilidade: social, econômica, ambiental, política, ética, cultural e estética. Estas questões são tratadas nas formações com os professores e trabalhados com os alunos dentro da perspectiva de arte educação e cidadania ativa ao longo da Jornada Ecoviver, incentivando a realização de ações concretas de sustentabilidade e, a partir delas, a organização e apresentação de uma peça teatral na escola.

A seguir estão descritas as definições de cada dimensão ou pilar da sustentabilidade segundo a ambientalista Marina Silva. (Fonte: SETUBAL, Maria Alice. Educação e Sustentabilidade Princípios e Valores para a formação de Educadores).

Sustentabilidade Econômica

“Transformar as vantagens comparativas em vantagens competitivas. Precisamos ser capazes de transformar os recursos naturais e os bens e serviços que produzimos em melhoria da qualidade de vida das pessoas, em saúde, educação, entretenimento, vida digna e plena para as pessoas. Enfim, um mundo melhor de viver.”

Sustentabilidade Social

“Equilibrar os princípios de equidade, buscando fazer que a vida de todas as pessoas possa ser digna de ser vivida.”

Sustentabilidade Ambiental

“Utilizar os recursos de tal forma que as necessidades de vida digna e plena possam ser satisfeitas sem comprometer a vida digna e plena daqueles que ainda não nasceram.”

Sustentabilidade Cultural

“Se nós não formos capazes de ter um modelo de desenvolvimento que preserve a diversidade, temos um problema. Não há inovação na mesmice, só há inovação na diversidade. Sem ela, entramos em erosão cultural.”

Sustentabilidade Ética

“Nós somos seres que nos importamos uns com os outros, com os que estão aqui e com os que virão no futuro. Isso se chama laço social ou aliança intergeracional. Isso não se resolve na técnica, isso se resolve na ética. Se não me importo com os que ainda vão nascer, eu vou destruir os recursos de milhares e milhares de anos pelo lucro de apenas algumas décadas. Isso é um fim da espécie humana.”

Sustentabilidade Política

“Tem a ver com o que estamos fazendo aqui. As pessoas estão reunidas, debatendo, tentando criar uma maioria, um espaço de convergência para que todos nós possamos nos movimentar numa outra direção. Se os recursos naturais são finitos, nós temos que trabalhar no sentido de que cada vez se produza mais com um menor volume de recursos naturais.”

Sustentabilidade Estética

“Algumas coisas têm valor simbólico e não puramente econômico. O Pão de Açúcar (no Rio de Janeiro) pode não ter nenhuma liquidez, mas nenhum de nós vai deixar destruir o Pão de Açúcar para virar brita. Isso é sustentabilidade estética.”